top of page
Foto do escritorPedro Fonseca

Gelo x Calor


Quando utilizados para fins terapêuticos, o gelo e o calor recebem o nome de crioterapia e termoterapia, respectivamente. Ambas as modalidades são amplamente difundidas como terapias complementares no tratamento de lesões musculoesqueléticas.

Mas quando elas devem ser aplicadas? Se estou com dor, o gelo ou o calor são suficientes para resolver a minha queixa? Quais são as contra-indicações?

A primeira pergunta a ser respondida é quando não usar esses recursos.

Contra-indicações:

Quando usar?

Para sabermos quando utilizar a crioterapia ou a termoterapia, é importante entendermos a resposta do corpo à aplicação. Veja na imagem abaixo:

Agora que você já sabe o que acontece quando aplicamos cada uma das modalidades, resta aprender a identificar as situações em que cada um desses objetivos deve ser alcançado. Para isso, veja alguns exemplos abaixo:

Situação 1: Se você sofreu um trauma (queda, pancada, etc) e lesionou algum músculo ou articulação, haverá inflamação. Edema, calor, dor, mudança de coloração (vermelhidão ou roxo) e dificuldade para movimentar, confirmam a presença de um processo inflamatório. Neste caso, utilize o gelo para controlar a reação do corpo à lesão e reduzir a dor. É importante ressaltar que, apesar de contribuir para recuperação da lesão e alívio do sintoma, apenas o uso do gelo não será capaz de tratar a região acometida.

Situação 2: Você está sentindo dores nas costas ou no pescoço após um longo dia de trabalho. A musculatura está tensa e você gostaria de relaxá-la.

Apesar de ambas as modalidades serem indicadas, recomendo tentar inicialmente a aplicação do calor. Na teoria, o aumento da circulação e da oxigenação local contribuem para o relaxamento dos músculos.

Dica: Se essas dores estão aparecendo com frequência e você observou dificuldade para movimentar a articulação, a tensão muscular provavelmente não é a causa da dor.

Perceba que em ambas as situações, apesar de contribuírem no alívio temporário da dor, as modalidades térmicas não resolvem a fonte do problema. Enquanto ela não for resolvida o problema continuará existindo, assim como a necessidade de encher as formas de gelo e esquentar a compressa quente.

Uma avaliação completa, realizada por um profissional da saúde, é a forma mais segura de garantir recomendações específicas para cada indivíduo. As dicas acima apenas têm o propósito de informar e facilitar o uso de modalidades terapêuticas de uso comum. Portanto, a avaliação do risco e a tomada de decisão é de sua inteira responsabilidade.

Fontes: Therapeutic modalities : for sports medicine and athletic training / [edited by] William E. Prentice. —6th ed; Nadler, S.F., Weingand, K. and Kruse, R.J. (2004) The Physiologic Basis and Clinical Applications of Cryotherapy and Thermotherapy for the Pain Practitioner.

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page